Alistamento Militar 2020

Todo ano o exército brasileiro faz a convocação para todas as pessoas do sexo masculino que estão fazendo 18 anos façam o Alistamento Militar 2020, podendo ser no exército, marinha ou aeronáutica. Esse alistamento é obrigatório. O não cumprimento do Alistamento Militar 2020 quando o homem está fazendo 18 anos pode acarretar em diversos problemas de documentação. A pessoa não consegue tirar passaporte, participar de concursos públicos e até mesmo conseguir serviços públicos.

Continue acompanhando este artigo que vamos tirar todas as dúvidas referente ao alistamento militar, como fazer a sua inscrição e se alistas, quais documentos necessários é para levar no dia do alistamento, quais são as datas da convocação, como funciona o alistamento militar feminino e muito mais!

Alistamento Militar 2020
Alistamento Militar 2020

Inscrição para Alistamento Militar

Existem duas formas para fazer a inscrição do Alistamento Militar 2020. O jovem que está completando 18 anos pode fazer a sua inscrição online caso tenha a Junta de Serviço Militar na sua cidade cadastrada no sistema online do alistamento militar.

Outra forma, caso não tenha a Junta Militar, é a apresentação no quartel mais próximo do cidadão. Isso é feito de acordo com o calendário divulgado pelo próprio exército para o comparecimento do jovem que está fazendo ou que já tem 18 anos. O jovem deve ir no quartel mais próximo da sua cidade levando os seus documentos – pode ser no exército, marinha ou aeronáutica.

VEJA AINDA:


Alistamento Militar Online

A forma mais fácil de participar do alistamento militar é online. Assim o cidadão não precisa sair de casa para fazer o seu cadastro, podendo até mesmo estar no exterior para isso. O Alistamento Militar 2020 online pode ser feito de acordo com o passo a passo a seguir:

  • Acesse o site oficial do Exército para o alistamento online https://www.alistamento.eb.mil.br/;
  • Escolha a opção “quero me alistar”;
  • Escolha a opção que mais se enquadra na sua situação;
  • Preencha os dados solicitados para finalizar o seu alistamento militar.
Alistamento Militar Online
Alistamento Militar Online

Lembre-se que é preciso estar com seus documentos em mãos no momento do preenchimento do alistamento. O formulário pede dados de CPF, data de nascimento e outras informações.

Veja também: Como obter o certificado de reservista 2020.


Documentos Necessários

Depois de fazer o alistamento online, de qualquer forma o cidadão precisa ir até ao quartel mais próximo para finalizar o seu cadastro. Para isso é preciso levar alguns documentos essenciais para que tudo ocorra de forma correta, veja:

  • Leve duas fotos 3×4;
  • Registro de emancipação quando é o caso de índio;
  • Certidão de naturalização quando é o caso de estrangeiro ou quando se aplica a este caso;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de nascimento, casamento e/ou identidade.

Calendário do Alistamento Militar 2020

Para quem já tem 18 anos em 220 ou que vai fazer 18 anos precisa ficar atento quanto ao calendário do Alistamento Militar 2020 deste ano. Provavelmente esta data deve ser no mês de junho, quando o alistamento de todos os anos acontecem.


Alistamento Militar Feminino 2020

O Alistamento Militar 2020 feminino não é obrigatório para mulheres, apenas para homens. No entanto, nada impede da mulher fazer parte do exército. Para isso é preciso que ela preste concurso público, assim ela pode entrar tanto no exército, marinha ou aeronáutica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *