Dataprev 2020

Dataprev 2020

Dataprev 2020 – Como forma de diminuir os custos e agilizar o cotidiano do cidadão, o Governo Federal vem desenvolvendo uma série de ferramentas que informatiza inúmeros serviços que antes só podiam ser solicitados indo diretamente a uma agência do INSS, por exemplo. O Dataprev 2020 é uma dessas ferramentas que reúne uma série de ferramentas. Quer conhecer um pouco mais? Leia o artigo abaixo.

Dataprev 2020
Dataprev 2020

O que é o Dataprev

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, mais conhecido pela sigla Dataprev, é um equipamento do Governo Federal que reúne a Base de Dados Sociais Brasileiras, especificamente a do INSS. Portanto, essa plataforma do Dataprev reúne todos os dados de pessoas cadastrada no sistema do INSS.

Por conter uma base de dados, o Dataprev 2020 oferece uma série de serviços para os cidadãos. Esses serviços podem ser solicitados do conforto de sua residência, bastando apenas que tenha internet em casa.


Dataprev 2020 Extrato

O extrato do INSS é um documento que possui o objetivo de comprovar renda em diversas ocasiões, como financiamento e empréstimo consignado. Pela plataforma do Dataprev, também é possível emitir o extrato.

Para realizar a consulta ao extrato no Dataprev, o beneficiário deve informar o número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e cadastro de pessoa física (CPF). Caso todos os dados estejam corretos, o trabalhador será redirecionado para o extrato do Dataprev 2020.


Dataprev NIS

O Número de Inscrição Social (NIS) é uma sequência numérica utilizada pela Previdência Social para relacionar o nome do trabalhador a diversos benefícios concedidos, como aposentadoria, auxílio acidente e auxílio doença. A sequência do NIS pode ser encontrada na carteira de identidade, cartão do Bolsa Família, cartão cidadão e também carteira do trabalho.


Consulta

A consulta ao Dataprev 2020 pode ser feita da seguinte maneira:

  1. Primeiramente, acesse a plataforma Meu INSS pelo seguinte endereço eletrônico: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/.
  2. No menu, selecione a opção “Extrato de Pagamento”.
  3. Logo em seguida, clique em “Fazer Login”.
  4. Caso não seja cadastrado na plataforma, clique em “Cadastre-se”, localizado na parte inferior da página.
  5. Preencha um formulário com seus dados pessoais, como: CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular e nome da mãe.
  6. No fim do preenchimento, clique em “Próximo”. A plataforma irá gerar uma senha temporária.
  7. Logue na plataforma com a senha temporária e altere para uma definitiva.
  8. Clique em “Entrar” e, finalmente, faça o login no Meu INSS por meio da senha definitiva.
  9. Clique novamente em “Extrato de Pagamento”. A plataforma irá gerar o documento, que poderá ser imprimido.


Dataprev CNIS

Outra plataforma que pode ser utilizada tanto pelos trabalhadores brasileiros quanto empregadores é a Dataprev CNIS. Ela reúne inúmeros serviços como consulta a situação cadastral, extrato previdenciário, inscrição e atualização de dados. Na ocasião, para acessar essas ferramentas, é necessário que tenha o número do NIT e a senha cadastrada junto a Previdência Social.


Dataprev 2020 Inscrição

Os trabalhadores que desejam realizar a inscrição no Dataprev 2020 podem ser realizados por meio do INSS. Pode fazer a inscrição na condição de filiado e não filiado. A ocasião de filiado é destinado para quem deseja contribuir para o INSS, de forma obrigatório ou optativo. Já não filiado é para pessoas com menos de 16 anos, ou todos aqueles que necessita inscrever-se na Previdência sem contribuir. Caso queira fazer inscrição no Dataprev, acesse a página seguinte: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/inscricao-na-previdencia-social/

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *