RAIS 2020

RAIS 2020

A RAIS 2020 é apenas uma das diversas obrigações que as empresas brasileiras devem regularizar todo começo de ano, e a abreviação tem como significado “Relação anual de Informações Sociais”. O grande objetivo dessa declaração é conseguir fornecer informações completas sobre empregadores e sobre empregados formais de não funcionários para empresas com diversos funcionários. De forma resumida, é um relatório com diversas informações socioeconômicas. Confira mais detalhes sobre o RAIS 2020 em nosso artigo de hoje.

RAIS 2020
RAIS 2020

Quem é obrigatório entregar RAIS?

É obrigação das seguintes pessoas realizarem a entrega da RAIS 2020:

  • Empresas que registraram o seu CNPJ entre 01/01/2018 e 31/12/2018;
  • Empregador definido pelo CLT;
  • Corporação que paralisou a atividade no ano base deve entregar a RAIS negativa;
  • Seja registrado CNPJ de direito privado, incluindo empresas públicas brasileiras e registrado no conselho de negócios;
  • Órgãos federais, estaduais e municipais;
  • Empregador rural do empregador individual.

VEJA AINDA:


Prazo de Entrega RAIS

O prazo de entrega do RAIS 2020 é muito importante. A entrega começou a acontecer no dia 18 de Fevereiro de 2020 e vai até o dia 5 de Abril de 2020. Tudo isso foi estabelecido por lei.

Como no último dia é necessário fazer um notificação juntamente com o governo federal, o melhor é realizar a entrega antes da data limite para a entrega acontecer. Além disso, fazer com antecedência te ajuda a evitar e corrigir possíveis erros.

Confira sempre as informações preenchidas. Pois qualquer informação que apresentar diversidade pode gerar multas ou mesmo penalidades. Caso o RAIS não seja entregue até a data que foi estabelecida por lei, será pago um valor entre R$ 106 até R$ 425,64.


Negativa RAIS

Se a empresa não estiver com um quadro de funcionários ou os mesmo ficaram inativos. Devem proceder de outra forma quanto a entrega dessa declaração.

  • Será necessário entrar no site é baixar o formulário GDRAIS ou baixar o formulário oferecido no site oficial para a mesma situação;
  • Preencher o formulário com todas as informações corretas que estão sendo solicitadas.


RAIS e o Mercado de Trabalho Formal

Devemos sempre lembrar que a entrega do RAIS 2020 se faz necessária para que o abono salarial seja pago corretamente. Ou seja, se o empregador conseguir entregar a RAIS de forma correta e como deve, ele não vai prejudicar o funcionário.


Multa por Atraso ou Omissão de Informação RAIS

Mais uma vez devemos lembrar sobre a questão da multa, como já foi mencionado, ela acontece quando há atraso na entrega da documentação, mas não só.

Se qualquer informação estiver incorreta ou mesmo se o empregador estiver omitindo qualquer informação, a multa também vai ser aplicada! Realmente é um procedimento muito sério, e que é necessário diversos cuidados para evitar problemas.

Aqueles empregadores que não estiverem de olho em tudo isso, além da multa mencionada, acabam prejudicando os seus funcionários, como também já mencionamos em outro tópico por aqui.

Qualquer informação passada errada pode ser modificada até o último dia do prazo. Ou seja, é totalmente possível fazer uma retificação da RAIS 2020 durante o período que a entrega se encontra em aberto.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *